Você está aqui: Home VISITAS PASSAGEM COMANDO DO CMS

Pelotão Cívico do 14º BC

PASSAGEM COMANDO DO CMS

No dia 28 de Abril, o Pelotão Cívico do 14º BC, representado pelo seu titular Sgt Dudevant Teixeira, esteve presente no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre, quando da  passagem de comando do CMS, do General-de-Exercito Carlos Bolivar Goellner para o General-de-Exercito Antônio Hamilton Martins Mourão.

1

 O CMS engloba organizações militares sediadas nos Estados do Paraná, Santa Catarina

e Rio Grande do Sul, num efetivo de cerca de 50 mil militares, possuindo em sua constituição três Divisões de Exercito, duas Regiões Militares, oito Brigadas e 162 Organizações Militares. Em sua área concentram-se 90% dos Blindados, 100% da Artilharia Autopropulsada, 75% da Artilharia, 75% da Engenharia e 75% da Cavalaria Mecanizada dos meios da Força Terrestre.

A cerimônia contou com um efetivo de dois mil militares das guarnições de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Além do efetivo, estavam cerca de 30 viaturas blindadas e representações com uniformes históricos do 3° Regimento de Cavalaria de Guarda, da Capital do Estado.

2

Após discurso de despedida do general Bolivar, foi realizada a transmissão do cargo, e finalizado com o desfile da tropa a pé, motorizado e hipomóvel em continência ao novo comandante, que veio do Rio de Janeiro onde exercia o cargo de vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Curriculum Vitae do General de Exército Antonio Hamilton Martins Mourão

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante Militar do Sul, o General de Exército ANTONIO HAMILTON MARTINS MOURÃO exercia o cargo de Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro.

Ascendeu ao último posto em 31 de março de 2014.

Nascido em 15 de agosto de 1953, na cidade de Porto Alegre, é filho do General de Divisão ANTONIO HAMILTON MOURÃO e WANDA CORONEL MARTINS MOURÃO.

Incorporou às fileiras do Exército em 26 Fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende – RJ, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 12 de dezembro de 1975.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, é possuidor dos Cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto e Salto Livre.

Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu Missão de Paz em Angola – UNAVEM III e foi Adido Militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí - RS, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira - AM e a 6ª Divisão de Exército em Porto Alegre - RS.

Última atualização ( Sex, 02 de Maio de 2014 18:28 )