Você está aqui: Home VISITAS

Pelotão Cívico do 14º BC

Visita do Gen. Ex. Mario Cezar Lourena CID – Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro – DECEX

Histórico do DECEX:

A história do DECEX teve sua origem em 1915, onde o Estado-Maior do Exército (EME), Órgão de Direção Geral (ODG), atuava como responsável pelo planejamento, orientação e controle do ensino no Exército Brasileiro (EB), cabendo à Inspetoria do Ensino Militar (IEM) acompanhar o desenrolar das atividades escolares. Com a extinção da supracitada Inspetoria em 1922, o EME assumiu todos os encargos nessa área.

A Inspetoria Geral do Ensino do Exército (IGEE), foi ciada em 1937 visando centralizar todos os Estabelecimentos de Ensino, à época, sob sua subordinação, excetuando-se a Escola de Comando e Estado-Maior (ECEME), que permaneceu subordinada ao EME.

Em 1943, com a entrada em vigor da Lei que organizava o Ministério da Guerra, criou-se a Diretoria de Ensino (DE) com a missão precípua de atuar como gestor do ensino na Força.

Com o reajuste dos Órgãos do Ministério da Guerra, em 1952, a Diretoria de Ensino passou a se chamar Diretoria-Geral de Ensino (DGE), até 1970, momento em que se tornou Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), buscando racionalizar e estruturar o ensino no Exército, e consequente desvinculação em definitivo do EME.

O DEP herdou as tradições de cinquenta e cinco anos dos diferentes Órgãos que o antecedeu, sempre focado na equacionalização racional de formar recursos humanos eficientes e eficazes para a Força Terrestre. Com a chegada do novo milênio, mais uma mudança se fez necessária. O Decreto nº 6710, de 23 de dezembro de 2.008, transformou o DEP em Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).


Missão:

- Orientar e coordenar as atividades educacionais nas linhas de ensino Militar Bélico, Saúde e Complementar dos órgãos subordinados, bem como das Organizações Militares designadas para participar nestas atividades;

- Orientar e coordenar as atividades dos graus do ensino preparatório e assistencial, realizadas pelos Colégios Militares e Fundação Osório, mantidas de forma adicional às modalidades militares propriamente ditos no Sistema de Ensino do Exército.

- Orientar e coordenar as atividades culturais no âmbito do Exército; e

- Orientar e coordenar as atividades de educação física e desportos no âmbito do Exército.


Informativo Educação e Cultura

Última atualização ( Seg, 08 de Outubro de 2018 06:24 ) Leia mais...
 

VISITA DO 23º BATALHÃO DE INFANTARIA“BATALHÃO JACINTHO MACHADO DE BITTENCOURT

O PELOTÃO CÍVICO DO 14º BC, RECEBEU A VISITA De 45 integrantes do 23º Batalhão de Infantaria, liderados pelo seu comandante TC André Luiz GRENTESKI.

Como procedimento Padrão, os combatentes foram recebidos pelo SGT DUDEVANT, no auditório do Pelotão, e após uma explanação sobre o 14º BC, visualizaram uma mídia do EB e tomaram conhecimento do Empreendimento “PARQUE HISTÓRICO E CULTURAL 14ºBC” que está sendo implantado as margens da BR-101, no Município de Tijucas, SC. Após procedeu-se a visitação do museu.

Leia mais...
 

VISITA DO 8º PELOTÃO DA ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS DE SANTA CATARINA

Sob o Comando da Professora Doutora Grabriela Carames Beskow, o Pelotão Cívico do

14º BC, recebeu a visita do 8º Pelotão da Escola de aprendizes-Marinheiros de SC.

Leia mais...
 

JANTAR DE RECEPÇÃO DA FORÇA DE AJUDA HUMANITÁRIA

O Pelotão Cívico do 14º BC, recepcionou, com um jantar, o Comando da FORÇA de AJUDA HUMANITÁRIA.   Entre os presentes estavam:

- Gen Ex R1 ADHEMAR da Costa Machado Filho

- Gen Div Altair José POLSIN do COTER

- Gen Div R1 Décio dos Santos BRASIL

- Gen Bda Ricardo MIRANDA Aversa -  Cmt da 14º Bda Inf. Mtz

- Gen Bda R1 Antônio Carlos Nascimento KRIEGER

- Gen Bda Carlos José Russo Assumpção PENTEADO – Chefe do CCOp

- Gen Bda R1 ÊNIO Machado Martins Junior

- CMG Emerson GAIO Roberto - Capitão dos Portos de Santa Catarina

- CF William dos Santos MADELA – Cmt da Escola de Aprendizes-Marinheiros de SC

- Empresário Décio Giacomelli – Cia Indestrutíveis.


O Sgt DUDEVANT recebeu os convidados no Auditório do 14BC, onde esclareceu os princípios do Pelotão Cívico do 14º BC

Última atualização ( Seg, 08 de Outubro de 2018 06:04 ) Leia mais...