Histórico do DECEX:
A história do DECEX teve sua origem em 1915, onde o Estado-Maior do Exército (EME), Órgão de Direção Geral (ODG), atuava como responsável pelo planejamento, orientação e controle do ensino no Exército Brasileiro (EB), cabendo à Inspetoria do Ensino Militar (IEM) acompanhar o desenrolar das atividades escolares. Com a extinção da supracitada Inspetoria em 1922, o EME assumiu todos os encargos nessa área.
A Inspetoria Geral do Ensino do Exército (IGEE), foi ciada em 1937 visando centralizar todos os Estabelecimentos de Ensino, à época, sob sua subordinação, excetuando-se a Escola de Comando e Estado-Maior (ECEME), que permaneceu subordinada ao EME.
Em 1943, com a entrada em vigor da Lei que organizava o Ministério da Guerra, criou-se a Diretoria de Ensino (DE) com a missão precípua de atuar como gestor do ensino na Força.
Com o reajuste dos Órgãos do Ministério da Guerra, em 1952, a Diretoria de Ensino passou a se chamar Diretoria-Geral de Ensino (DGE), até 1970, momento em que se tornou Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), buscando racionalizar e estruturar o ensino no Exército, e consequente desvinculação em definitivo do EME.
O DEP herdou as tradições de cinquenta e cinco anos dos diferentes Órgãos que o antecedeu, sempre focado na equacionalização racional de formar recursos humanos eficientes e eficazes para a Força Terrestre. Com a chegada do novo milênio, mais uma mudança se fez necessária. O Decreto nº 6710, de 23 de dezembro de 2.008, transformou o DEP em Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).
Missão:
- Orientar e coordenar as atividades educacionais nas linhas de ensino Militar Bélico, Saúde e Complementar dos órgãos subordinados, bem como das Organizações Militares designadas para participar nestas atividades;
- Orientar e coordenar as atividades dos graus do ensino preparatório e assistencial, realizadas pelos Colégios Militares e Fundação Osório, mantidas de forma adicional às modalidades militares propriamente ditos no Sistema de Ensino do Exército.
- Orientar e coordenar as atividades culturais no âmbito do Exército; e
- Orientar e coordenar as atividades de educação física e desportos no âmbito do Exército.
Informativo Educação e Cultura
O Pelotão Cívico do 14º BC, recebeu o Gen. Ex. Mauro Cezar Lourena CID, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, para uma visita de inspeção.
O SGT DUDEVANT mostra ao Gen. SID o espaço dedicado a missão de Paz do EB no Haiti